quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Entrevista: Banda Ketamina


Da primeira geração das bandas de Irish Punk do Brasil, o Ketamina inspira em todos nós a vontade encher a cara!
Segue entrevista exclusiva para o Irish Punk Brasil, nota histórica de uma cena musical que cresce a cada dia. Quem respondeu nossas perguntas foi Fábio Gomes o vocalista da banda e um dos grandes culpados pelo advento do Irish Punk aqui no Brasil. É com muita honra que apresento a nossa primeira entrevista... Valeu Fábio.

Irish Punk Brasil: Antes de qualquer coisa agradeço a vocês a disponibilidade da entrevista, e quero logo começar pelo básico, quanto tempo de banda e porque o nome?

Fábio: A banda existe desde o final de 2003, o nome vem de um anestésico usado em cavalo que a galera usa como droga, uma de suas reações é despertar energia, reações eufóricas, agitação, isso que agente quer causar em quem ouve as musicas e vai aos shows hahaha. E ao mesmo tempo Droga + Droga = Nós hahaha

Irish Punk Brasil: De que forma começou o relacionamento da banda com essa pegada mai Iirish, desde a temática das letras até o fato de contar com uma gaita de fole nos ingredientes básicos do som?

Fábio: Vem de buscar as coisas de onde ela vem eu sempre curti Country Music, Rockabilly. O Country começou com imigrantes irlandeses nos Estados Unidos, por isso essa façanha de descobrir o que tinha por lá, fui conhecendo coisas muito boas e tradicionais irlandesas que me fez gostar muito, é o caso de Dubliners, Clancy Brothers, Irish Rovers, The Chieftains, Pete St. John e por ai vai.
A inserção da Gaita de Fole na banda veio de gosto mesmo, agente sempre gostou de bandas que tem Gaita (Dropkick Murphys, Flatfoot 56, Real Mckenzies), uma paradas mais Scotish dentro do Irish, então um dia descobri que o Joby que é um velho amigo nosso, já chegou a tocar bateria no Ketamina estava tocando / fazendo aulas de Gaita de Fole, isso foi próximo do show de lançamento do CD Pode vir me Internar, conversando com ele eu falei: - "Hey Joby, topa tocar Amazing Grace com agente no show de lançamento do CD?", ele “fudidamente” amigo como sempre - "Claro, vai ser um prazer, vamos ensaiar", marcamos uns ensaios, foi rolando e... o casamento ta ai até hoje, Joby é membro da banda e um dos que mais bebe hahaha
Sobre as letras mano, não sou tipo o Peninha ou qualquer outro compositor de MPB que precisa de um recanto e inspirações fantásticas pra fazer letra, eu escrevo o que agente vive, o que já viveu, historias de bares, de garotas, de festas, dos amigos, tudo que vai acontecendo com nós vai virando letra hahaha, qualquer porre vira musica e por ai vai...

Irish Punk Brasil: Quanto tempo demorou entre “Pode vir me internar” e “Whiskey you´re the Devil”? Pessoalmente achamos a evolução foi muito grande.

Fábio: 1 ano e 3 meses diriamos, Pode vir me internar é de outubro de 2008, Whisky you're the Devil é de janeiro de 2010.
Só agradecemos porque agente faz o que realmente agente gosta, e obrigado sempre pelo apoio da galera de MG.

Irish Punk Brasil: Quais as bandas que mais influenciam o trabalho de vocês?

Fábio: Um monte cara, coisa pra cacete nos influenciam desde o Irish Tradicional / Country / Punk / Jovem Guarda até o Jazz, mas posso citar algumas Bandas que vão fazer parte da nossa historia pra sempre, são elas: Toy Dolls, Pogues, Blanks 77, Ramones, Clash, Dropkick Murphys, Cockney Rejects, Dubliners, Street Dogs, Macc Lads, NIpple Erectors, Chuck Berry, Woody Guthrie...

Irish Punk Brasil: Como foi o processo de composição e gravação do último trabalho Whiskey you´re the Devil, fale um pouco sobre ele pra nós?

Fábio: Cara, não foi uma coisa programada de compor, juntar tudo e lançar esse single, a musica Tempo ao Tempo Eu e o Joby fizemos no final de 2008, a musica Louco dos 7 Mares fiz junto com um tatuador amigo nosso Chirstian Ribeiro, ele me deu a idéia eu terminei e musiquei, já a faixa titulo é uma musica tradicional irlandesa na qual agente fez nossa versão com nossa pegada e tal.Se você reparar , as 3 musicas do single cita Whisky por isso essa temática, da capa, do encarte bem Whiskeiro. Uhuuuuuu!

Irish Punk Brasil: Como vocês avaliam a cena nacional, já existem boas bandas no Brasil que tocam dentro do gênero Irish, nos shows a resposta tem sido positiva?

Fábio: Nos shows a melhor resposta possível, todo mundo pulando, curtindo, cuspindo cerveja, andando trançando as pernas hahaha, uma alegria só, sem brigas, é o que agente quer ver sempre, todo mundo na maior diversão, show é pra isso.
A cena nacional deu uma esfriada, no começo da década 00 tava bem legal, lembro que ia a shows e a cena punk bombava muito, tinha muito festivais, muitas bandas boas na ativa, hoje em dia muitas bandas acabaram, tem poucos festivais de Punk Rock, mas as bandas que existem fazem acontecer e ta muito foda tocar com essas bandas, essa nova safra tem muita coisa boa:
Sweet Suburbia, Razorblades, Gramofocas, Os Silicones, Tio Bob, Praia de Vômito, Bisk8, Naftaleno, Marginal Attack, Jump Boys, Squintz, Fox Hound, Irônika. Essas bandas que eu citei são de muitas variações de estilo, cada uma tocando um som bom e diferente.
Dentro do contexto Irish Punk, no Brasil só os Contribuintes e Terra Celta mesmo, eu digo até onde eu ouvi, as bandas que existirem nesse estilo, POR FAVOR, DISPONIBILIZEM MATERIAL PRA TODO MUNDO CONHECER.

Irish Punk Brasil: Quais as bandas brasileiras que vocês consideram inseridas neste contexto, já tocaram juntos?

Fábio: Maltz, Terra Celta, Tuatha de Danann (Celtic Metal), e o projeto do Mauro (Ex. Blind Pigs) Os Contribuintes, que na minha opinião é uma das melhores bandas brasileira que já ouvi. Nunca tocamos junto com nenhuma, mas gostaria muito de tocar e beber com todas elas hahaha.

Irish Punk Brasil: Estamos quase no dia de São Patrício que para a comunidade e simpatizantes em todo o mundo é sim um dia muito simbólico e comemorado, aonde o Ketamina irá passar o próximo 17/03?

Fábio: Vamos estar tocando no CB (Clube que fica na Barra funda em São Paulo) no dia 17, só que ainda não tenho todas as infos, assim que estiver tudo pronto vou estar postando no nosso Myspace vai ser bem legal ta todo mundo convidado.

Irish Punk Brasil: Quais são os planos futuros da banda?

Fábio: Fazer muitos shows onde chamarem, e ir lançando musicas, Cds, singles, EP's. É o que agente gosta de fazer, não temos nenhum plano mirabolante de explosão para o mainstream não.
Temos contatos legais na Europa e queremos fechar algo por lá em breve!

Irish Punk Brasil: Agora fica aberto um espaço pra vocês deixarem um recado para os fãs.

Fábio: Valeu todo mundo que acessa nosso Myspace, Fotolog, Last Fm, que nos seguem no Twitter, que vai aos shows, que compram nossos Cds, que baixam nossas musicas, que bebe com agente, que da risada antes , durante e após os shows hahaha.

Pra quem não conhece fica nossos links:

http://www.myspace.com/ketamina77

http://www.twitter.com/ketamina77

http://www.lastfm.com/music/ketamina

http://www.fotolog.com/ketamina77

Abraço pro Flávio, Victor e Joby, meus irmãos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário