segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Projeto Hidromel Valkiria: uma realidade muito próxima de nós!

Beber com os amigos é um prazer, sozinho ás vezes é necessário, hoje trago à vocês uma entrevista bacana, para os amantes de uma boa bebida, eis que o Hidromel Valkíria, produzido no sul desse país, conhecido como Brasil, e que está em vias de se industrializar e produzir em larga escala, para que pessoas como o nosso comparsa Luis Stecca que mora em Rondônia, possam desfrutar dessa maravilha de beberagem tradicional. Quem respondeu nossas perguntas foi Tiago Kaviski, graduando em farmácia e um dos responsáveis pelo Projeto Valkíria.

Irish Punk Brasil: Você poderia nos falar um pouco sobre a origem da bebida?
Tiago Kaviski: O hidromel é uma bebida muito antiga, tem relatos que é tão antiga quanto a cerveja. O povo que apresentou o hidromel foram os celtas, mas com as guerras com os vikings ocorreu maior propagação do hidromel. Alguns historiadores falam que os vikings gostaram tanto do hidromel que era praticamente uma bebida regional deles.
Irish Punk Brasil: E hoje em dia, a cerveja sendo muito mais popular, aonde o hidromel continua bombando?
Tiago Kaviski: Hoje o povo q tem maior produção e que mais bebe são os eslavos.
Irish Punk Brasil: E o Projeto Valkíria como foi o início dessa historia?
Tiago Kaviski: Foi em 2007, começamos fazendo na minha casa, como uma brincadeira de amigos,a partir disso um pessoal veio e experimentou, gostaram muito, eles deram a ideia de vender e começamos a vender. Antigamente produzíamos aqui na minha casa, mas como a produção aumentou muito tivemos q sair e ir para uma vinícola, hoje estamos produzindo em Santa Catarina.
Irish Punk Brasil:
Qual a situação atual de vocês?

Tiago Kaviski: No momento não estamos vendendo abertamente, estamos mais divulgando nosso hidromel.
Irish Punk Brasil: E vocês tem suporte para atender fora do estado num futuro?
Tiago Kaviski: Estamos participando de eventos como o que vai rola nesse dia 25/09/10, se houver procura suficiente podemos produzir hidromel suficiente para boa parte do país.
Irish Punk Brasil: Quanto custa em media a garrafa de hidromel para o consumidor final? Vocês comercializam a garrafa certo?
Tiago Kaviski: Nos eventos sai em media de 25 reais, temos o seco e o suave.
Irish Punk Brasil: Garrafa de quantos ml?
Tiago Kaviski: É de 750 mL, igual as garrafas de vinho
Irish Punk Brasil: E a conservação do hidromel em casa segue no mesmo esquema do vindo também?
Tiago Kaviski: Deve ser conservado em lugar fresco, não pode fica exposto na luz do sol direta, depois de aberto deve ser mantido sob refrigeração.
Irish Punk Brasil: Me fale um pouco do processo de produção a bebida é a base de mel nao é? Quanto tempo demora em media pra conseguir o teor alcoólico bom? E de quanto seria esse teor?
Tiago Kaviski: É basicamente mel, água e levedura. Para produzir em casa demora em torno de 2 a 3 meses, utilizando tecnologia empregada na produção de vinho podemos produzir uma safra por mês.O ministério da agricultura estabelece que o teor alcoólico deve estar entre 4% e 14%.
Irish Punk Brasil: E em larga escala vcs pretendem manter que media desse teor?
Tiago Kaviski: Em media de 10 a 11, próximo do vinho branco.
Irish Punk Brasil: Certo, então atualmente vcs não estão comercializando, mas existe algum lugar aonde pode-se encontrar o produto?
Tiago Kaviski: Deixamos algumas garrafas na Alameda do Rock (Curitiba/PR).
Irish Punk Brasil: E quem são os outros envolvidos nisso?
Tiago Kaviski: Nesse momento estamos mais preocupados com a divulgação que com a venda,sou eu que estou graduando em farmácia, Luiz que é engenheiro químico, Marco que é químico e Valmor que é enólogo.

Agradeço muito ao amigo Tiago Kaviski, por nos conceder esta entrevista, e espero em breve uma (ou duas ou dez) garrafa do Valkiria para desfrutar de um semi como alcoólico sádio e assistido por meus amigos.

Para maiores informações segue o site, e pegando um gancho nesse assunto, como o caro leitor pode ver, no próximo dia 25 acontecerá na cidade de Curitiba (e eu tenho certeza que a Jess vai lá afogar as magoas que ela não tem) o evento Curitiba Homebrewers Fest, cerveja a vontade e show com duas bandas de renome dentro do circuito alternativo dos bêbados do underground, Hillbilly Rawhide (que manda muito bem e bota fogo em suas apresentações) e Thunder Kelt (simplesmente os melhores dentro do contexto de música celta Tradicional, isso na minha humilde opinião).

Vale muito a pena conferir isso, é um pecado mortal cobrado por São Patrício em divindade, estar em Curitiba e não ir nessa parada.

Um comentário: