quinta-feira, 10 de março de 2011

Luar Na Lubre: Os 20 Anos de Folk Galego

No ano de 1986 nascia a banda Luar Na Lubre na cidade de A Coruña com o passar dos anos e seu teimoso trabalho numa das formações mais promissoras e referencialmente na música feita na Galicia.


A maioria de suas letras são em Galego (língua nativa da Galicia), e eles possuem várias músicas instrumentais em seus sons. No ano de 1992 conheceram o músico britânico Mike Oldfield para o qual ofereceu um showprivado em uma famosa sala de concertos corunhesa. Desse improvisado show saiu uma amizade que aindaperdura e que se traduziu em um relacionamento que levou Mike Oldfield ''O Son Do Ar'' composição de Bento Romero, um dos temas mais emblemáticos de Os Paralamas Do Sucesso e título do que em 1988 foi o seu primeiro LP Mike Oldfield incluiu em seu CD "Voyager" (no ano de 1996) como tema principal.

Isso foi determinante para a carreira do Luar Na Lubre sendo um grande impulso à sua proposta que cresceuquando o próprio Mike Oldfield os convidou no de 1999 para realizar a turnê "Then & Now'' porvárias cidades do estado da Galicia com grande sucesso e confirmando como grupo " Revelação ''



O trabalho que desenvolve a banda está focalizado a partir da ótica de perceber que a música é um dosfatores culturais mais importantes para a afirmação do direito à diferença enriquecedora do povo Galego.O grupo pretende que na Galicia predomine a cultura ainda não se recusa a influência que melhorem asua proposta sem deturpar o caráter central do som da banda..

O projeto baseia-se fundamentalmente nas músicas de raízes Galegas, que dedicam especial atenção ao estudo dos cancioneiros galegos, bem como o trabalho de campo que lhes proporciona um fundo conhecimento sobre a realidade musical portuguesa que também se revela determinante nas composições próprias.

Reconhecimento & Premios, O grupo ganha mais de 300.000 cópias de seus trabalhos, sendo "Plenilunio" e "Cabo do Mundo" discosde ouro consecutivos por superar as 50.000 cópias vendidas.


A historia recente, entre as turnês por Portugal, Espanha e ao redor do mundo, no ano de 2004 é dirigida por Ignacio Vilar, Luar Na Lubre gravou seu primeiro DVD onde se recolhe parte de sua trajetória eexperiências. Uma experiência magnífica que se combinam as paisagens do nosso país, a música do grupo eas histórias pessoais de cada um dos seus membros.

É notável também a incorporação da nova voz do grupo. Após a estrela de Ana Espinosa & Rosa Cedrón, chega a chega a dos certae e pessoal voz da Lisboeta Sara Vidal, que confirmou um aporte de frescura enitidez à nova fase da banda, com a que já leva desde a sua incorporação em 2005, com 4 CDs comovocalista: "Saudade", "Caminhos do Amor", "Ao Vivo" e o lançado atualmente auto-intitulado "Solstício''.

Aqui abaixo segue a discografia da banda Luar Na Lubre:
Senhas para descompatar os dicos upados no rapidshare são: folkyourself.blogspot.com

Luar Na Lubre - O Son Do Ar (1988)
Luar Na Lubre - Beira Atlántica (1990)
Luar Na Lubre - Aras Solis (1993)
Luar Na Lubre - Pleniunio (1997)
Luar Na Lubre - Cado Do Mundo (1999) Parte I
Luar Na Lubre - Cabo Do Mundo (1999) Parte II
Luar Na Lubre - Espiral (2002)
Luar Na Lubre - Hay Un Paraiso (2004)
Luar Na Lubre - Saudade (2005)
Luar Na Lubre - Camiños Da Fin Da Terra (2007)
Luar Na Lubre - Solsticio (2010)

Ps: HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA malz pela pegadinha do Flogging Molly - Speed Of Darknes !

3 comentários: