segunda-feira, 25 de abril de 2011

XV de Piracicaba: De volta a elite do Futebol Paulista!

O Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba foi fundado no dia 15 de novembro de 1913, por meio de uma fusão entre duas outras equipes da cidade, o Esporte Clube Vergueirense e o 12 de Outubro, que decidiram formar uma única agremiação. Representantes dos dois times decidiram convidar o capitão da Guarda Nacional, Carlos Wingeter, para presidir o novo clube. O capitão aceitou, com a condição de que o nome do novo clube fosse em homenagem à Proclamação da República Confederativa do Brasil: 15 de novembro.

Em seus primeiros anos de existência, o clube permaneceu como amador, conquistando títulos como o de campeão do interior, organizado pela Associação Paulista de Esportes Atléticos. Passada mais de uma década, em 1948 o XV de Piracicaba alcançou seu primeiro título como profissional, sagrando-se campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, que corresponde à atual Série A2, ganhando o direito de, no ano seguinte, disputar o título contra as equipes da elite do futebol paulista.

Em 1952 e 1958, o XV de Piracicaba conseguiu seus melhores resultados na Primeira Divisão, atual Série A1, ficando na quinta colocação, atrás apenas de São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos. No entanto, em 1965, o clube foi rebaixado para a Segunda Divisão Estadual. No ano seguinte, a equipe foi vice-campeã da competição, que venceu em 1967, conquistando novamente o acesso.

Quase dez anos se passaram até que, em 1976, o clube alcançou sua maior conquista no futebol estadual, chegando ao vice-campeonato Paulista, perdendo para o Palmeiras na grande final. O resultado levou o clube a participar do Campeonato Brasileiro em 1977, chegando à fase final da competição.

Depois de permanecer na elite por mais três anos, a equipe foi novamente rebaixada à Segunda Divisão, que disputou até 1983, quando conquistou o título mais uma vez, voltando à Primeira Divisão. No ano de 1990, a boa campanha no Campeonato Paulista classificou a equipe para a Copa do Brasil do ano seguinte, da qual foi eliminado pelo Caxias (RS) ainda na fase inicial. Cinco anos depois, em 1995, o clube teve seu maior êxito no futebol nacional, sagrando-se Campeão Brasileiro da Série C.

Com as reformulações nos nomes do Campeonato Paulista e as campanhas ruins consecutivas desde o final da década de 1990, o clube caiu da Série A2 para a Série A3, tendo chegado muito perto de retornar ao Campeonato Paulista da Série A2 em 2007, quando disputou a segunda fase da competição. Em 2008, o clube não avançou à segunda fase, não tendo chances de disputar o acesso. Em 2009, classificou-se mais uma vez à fase semifinal da Série A3, mas não conquistou o tão sonhado acesso à Série A2.

Em 2010 o acesso para a Série A2 do Campeonato Paulista finalmente chegou. Após terminar a primeira fase da competição na 7ª colocação, o XV de Piracicaba terminou a segunda fase como o segundo melhor time de seu grupo, ficando atrás apenas da vice-campeã Ferroviária.


Mascote:
Um caipira autêntico, assim é a mascote do XV de Piracicaba conhecida nacionalmente por Nhô Quim. O desenho, criado pelo conceituado artista piracicabano Edson Rontani, retrata o típico torcedor da cidade que se acostumou a grandes participações do XV na história do Campeonato Paulista.

NOTICIA:

O RETORNO: APÓS MAIS DE UMA DÉCADA EM DIVISOES INFERIORES (DO PAULISTA), XV de PIRACICABA volta a elite do futebol de SP !!!
Dezesseis anos. Esse foi o tempo que o torcedor do XV de Piracicaba teve que esperar para ver seu time conquistar de novo um lugar na elite do futebol paulista. Espera essa que terminou no sábado, quando o juiz apitou o final do jogo e o placar apontava a vitória para a equipe piracicabana, por 4 a 1 frente ao Monte Azul.
Nesses anos o clube passou por altos e baixos, caindo no final dos anos 90 da Série A2 para a A3, onde permaneceu até 2010. Nesse ano conquistou a acesso para a A2, e já no ano seguinte garantiu sua volta à elite do Campeonato Paulista.
Para coroar a saga do XV rumo à Série A1, o responsável por comandar a equipe não poderia ser outro. Morador de Piracicaba e ex-jogador do XV, Moisés Egert, de apenas 33 anos, foi o comandante nos dois acessos seguidos, e agora festeja o acesso para a elite. “Foi muito bom conquistar esse acesso, é uma sensação única, estamos felizes, o sentimento nosso é de dever cumprido. Conseguir passar alegria para uma cidade inteira é muito bom”, afirmou.
Em entrevista ao site da Federação Paulista de Futebol, na fase final do Copa Paulista de 2010, Moisés afirmou que tinha como grande missão trazer o time de volta a elite do paulista. Com seu objetivo cumprido, o técnico exaltou a sensação de uma missão cumprida. “Nesse momento o sentimento é de um desejo realizado, pessoalmente com minha família e meus amigos, e profissionalmente por conquistar esses dois acessos seguidos. Porém o principal de todos é essa sensação de dever cumprido”, concluiu.
Após o acesso, a meta do XV de Piracicaba passa a ser o título da Série A2, e a equipe volta a campo na última rodada da segunda fase no final de semana, quando enfrenta o Monte Azul, no estádio Barão de Serra Negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário