segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Entrevista: Happy Ol´Mcweasel

Não confundam com Eslováquia, coisa que é lógico que eu fiz. Entre e Áustria, a Hungria, a Croácia e a Itália se encontra um pequeno país no leste Europeu, que abriga cerca de 2.023.358 habitantes, Na Idade do Ferro, a atual Eslovênia era habitada por tribos Ilíricas e Celtas até o século I a.C., quando os romanos conquistaram a região. Os celtas chegaram à região durante os séculos IV a.C. e III a.C.

O povo celta fundou Noricum. Por volta do século I a.C. Noricum foi anexada pelo Império Romano, fundando cidades do Império no local, entre as quais algumas são Emona, Celeia e Poetovia. No século V ocorreu a divisão do Império Romano, fazendo com que o território esloveno ficasse juntamente ao Croata, no Império Romano do Ocidente.

No século VI, chegou os Eslavos, povo que daria origem ao país. Após o final da Segunda Guerra Mundial em 1945, as Repúblicas da Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Macedônia, Sérvia e Montenegro formaram a República Socialista Federativa da Jugoslávia.
Em 1990, após a realização das primeiras eleições multipartidárias na Jugoslávia, a Eslovênia decidiu separar-se da Federação Jugoslávia.Em 1991, a Eslovênia foi reconhecida pela União Européia, à qual aderiu em 1 de Maio de 2004.

Fonte: Wikkipédia



É nesse contexto que nasceu um projeto de Celtic Rock muito promissor, com dois singles e dois vídeo musicais lançados, de cara os caras do Happy Ol`McWeasel demonstraram muito profissionalismo com uma versão (pra mim a melhor até agora, exatamente isso, colocou a do Dropkick Murphys no chinelo) do clássico Irish Rover.

É com satisfação que entrego a nossos leitores a nossa primeira entrevista internacional.
Quem respondeu nossas perguntas foi o Vocalista Gregor Jančič, quero lembrar a todos vocês que esta pequena entrevista é uma prévia do que está por vir. (International Business Baby)

Nós do IxPxB somos gratos por essas rápidas palavras com "frontman" do Happy Ol`McWeasel, a banda é nova, o país um tanto desconhecido para mim (peão convicto) então discorremos de forma breve sobre o que queríamos mesmo saber. Segue o bate papo:



IxPxB: E aí Gregor tudo bem por ai?!
Resposta: E ai cara tudo ótimo! Primeiro eu gostaria de agradecê-lo por mostrar interesse na nossa banda!

IxPxB: Gregor, eu gostaria que você nos falasse um pouco sobre a cena Punk no seu país e na sua cidade, e como sua banda se formou.
Resposta: Nós dificilmente falamos de uma cena punk rock na cidade de Maribor, tem algumas bandas que eu conheço, mas não muitas. Os anos 80 e 90 foram obviamente de mais punk rock, hoje em dia o metal, HC, e o rock em geral prevalecem. Embora algumas pessoas argumentem que o Happy Ol`McWeasel tenha raízes lá em 2004, na verdade foi em 2007.

No início éramos apenas dois (Primož zajšek – acordeão, e Gregor Jančič - vocal/violão) com a idéia de fazer uma única apresentação para o dia de São Patrício. Nós começamos praticando as boas e velhas músicas tradicionais irlandesas no pub, local durante o dia, e durante todo o tempo estávamos rodeados por amigos e colegas músicos que conhecíamos anteriormente das bandas locais. Nós simplesmente pedimos a eles para se juntarem ao projeto/idéia e eles concordaram.
Nós formamos esse projeto/idéia uma semana antes do feriado do dia de São Patrício, então não tínhamos muito tempo para ensaiar. No final das contas, deu tudo certo, na verdade foi um show lotado e o retorno da platéia foi ótimo.

Nos meses seguintes fomos chamados pelos organizadores do maior festival de música na Slovenia para nos apresentarmos (nosso segundo show) em um dos palcos, o que nos fez pensar no projeto com um pouco mais de seriedade.
Esse foi mais ou menos o “breaking moment” onde nosso projeto se tornou a banda. Mais tarde aconteceram algumas mudanças no grupo, hoje em dia somos:

- Gregor Jančič (vocal),
- Primož Zajšek (acordeão),
- Tine Trapečar (acoustics/banjo),
- Aleš Pišotek (guitarra),
- Martin Bezjak (viola),
- Bine Zorko (baixo)
- Aleš Voglar (bateria)

IxPxB: Qual é o nome desse grande festival na Slovenia? Vocês nunca tocaram fora do seu país?
Resposta: O nome do festival é Festival Lent. Nós já tocamos fora do país sim, por exemplo, nos apresentamos no FrostRock Festival na Áustria, no Festival Irlanda In Festa na Itália, como banda de apoio para o Misfits em Zagreb, na Croácia, e pro Street Dogs em Gorizia, na Itália. Tem mais alguns shows fora...

IxPxB: Cara, o clipe de Irish Rover ficou muito bom, de quem foi a idéia de gravar esse clássico? O vídeo ficou bem Scorsese, fale um pouco sobre essa produção.
Resposta: Bem, o single Irish Rover foi um passo pra frente, ele foi lançado como single digital em 2009. Mais tarde também gravamos um vídeo pra ele. Não tem muito o que falar da produção do vídeo, sim, todos tivemos algumas idéias de como ele deveria ser, definitivamente fomos inspirados por cenas de filmes, como Football Factory, Green Street, Hooligans, etc. Você deveria ver o nosso próximo clipe do single Hairy Grizzly, se já não tiver visto. É bem divertido também e com mais histórias de bêbados.

IxPxB: Vocês só tem um CD, certo? Já está disponível para venda, já está programado para isso?
Resposta: Exatamente isso, nós acabamos de gravar nosso próximo álbum. Próximo passo é mixar e remasterizar as faixas. Claro que tem um monte de outras coisas pra fazer antes de lançá-lo. O álbum será titulado “No Offence”, e será lançado para o dia de São Patrício em 2012, que é um dia bem simbólico para a banda. Ele estará disponível para o resto do mundo através do ITunes (mp3’s) e pela nossa loja online (CD). Então não esqueça, em março de 2012 teremos um álbum saindo!

IxPxB: O que os fãs podem esperar para o ano de 2012?
Resposta: A coisa mais importante para a banda no momento é lançar o álbum, depois disso gravaremos outro vídeo para o nosso próximo single, e então faremos entrevistas e outras coisas promocionais e, claro, a turnê! Primeiro tocaremos pela Slovenia, e depois em outros países europeus. Já estamos planejando as datas e as cidades, mas é segredo por enquanto.
A turnê vai durar de março até maio de 2012. Espero que vocês gostem do álbum e que ele corresponda a suas expectativas! Neste vídeo mandamos um alô para todos vocês do Brasil, até a próxima.

Este cidadão que escreve aguarda ansioso para escutar um álbum completo dessa banda que me convenceu com um single, ficamos no aguardo para trazer a todos as novidades de Maribor/Eslovênia.

Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário