quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Bodh'Aktan: Québecois Folk Language !

"Muita gente da província do Quebec não gosta de ser chamado de canadense e nem mesmo dizer que Quebec é uma província do Canadá devido aqui se falar o idioma Francês e algumas divergências históricas e culturais... afinal: São quebequenceses ou canadenses? (em puro frânces do Quebec).  Mais vamos ao que interessa que é a MÚSICA...



O pessoal do Bodh'Aktan não tem outro propósito além de se divertir com seus fãs. Digamos que eles vem sobre o caminho certo com a sua música misturando as tradições mais festivas de Quebec, músicas Celtas Irlandesas e Escocesas e musicas da Bretanhã e textos com uma boa índole e humor que você se encontra recitando em voz alta na rua, na sua casa ou até mesmo no seu trabaho...

Esses sete ótimos músicos vindos do quatro cantos de Québec e... Inglaterra já espalhou a boa disposição entre as multidões na Alemanha, Bélgica e França como parte de uma turnê de seu álbum Au Diable Les Remords (2011). Impossível não sucumbir a música deles !

É formada por: Alex Richar (Voz, Guitarra, Bouzouki, Flauta e Bodhran), Alain Barriault (Guitarra, Dobro, Banjo e Voz), Rob Langlois (Baixo e Voz), Jonathan Moorman (Violino e Voz) curisidade sobre ele: participa do novo disco do The Mahones - Angels & Demons (2012), Eric Tanguay (Acordeão, Guitarra e Voz), Eric Gousy (Bateria e Voz) e por fim Luc Bourgois (Flauta, Guitarra e Voz)

Influenciada por varias bandas tais como: The Moorings, Stoned Popes, Shane MacGowan, The Clash, Flogging Molly, The Pogues, Dropkick Murphys, The Dreadnoughts, Gogol Bordello, Rancid, Soldat Louis, The Dubliners, Great Big Sea, Ashley MacIsaac, Matmatah e principalmente por essas magnificas bandas... La Bottine Souriante (Quebec) and Mes Souliers Sont Rouges (Normandy) 




Agora um pouco sobre o disco de estreia do Bodh'Aktan.. não só a música vem da tradição, a ordem das letras temas são "tradicionais" também. A maioria das faixas são escritas pelos membros da banda (Richard Alexander, Rob Langlois e Alain Barriault) ou por Keven Landry. Finalidade os temas vêm direto da música folk tradicional: a alegria de viver (comida, bebida boa e mulheres) e criaturas míticas (elfos e duendes) e claro sobre o mundo dos piratas.

Desde da primeira música "Les trois capitaines" para a última faixa do disco "Par chez nous", há uma abundância de músicas cativantes e magníficas. Basta verificar o vídeo para a faixa de abertura (acima): a cativante música de rock celta com grande coro com uma música boa no final. A segunda música é um "clássico" Francês/Breton, Celtic número de rock: "Du Rhum, des femmes" do incrível Soldat Louis. Bodh'aktan atualizou a canção, e acrescentou acordeão e uma secção rítmica excelente e contou com uma trad. sintonia no final.

"Les Dames du grande" é uma música sobre sereias. Ela tem uma pegada magnífica lembrando muito The Dreadnoughts e uma ótima pegada de guitarra elétrica na música. "À boire" é um música de rock clássico para cantar junto. A faixa seguinte Le Medley du mal de pieds é o tipo de música que deve ser incluída em qualquer álbum de Celtic Rock/Punk: um medley de músicas (três músicas, uma delas é "Sporting Paddy").

La Bonne journée" é influenciado por The Pogues, The Men They Couldn’t Hang e Dropkick Murphys.

O outro "single" do álbum é "La Ballade de Jonathan Lewis". Uma balada magnífica com vocais femininos cantada por Marie Mai. Não se enganem pelo começo pois logo depois vem a tormenta!

E a música interpretada por eles tradicionalmente Passant par Paris é uma música maravilhosa.

Bodh'Aktan - Du Rhum Des Femmes (Clipe Oficial 2012)
Seu álbum de estréia Au Diable Les Remords oferece uma orgânica e autêntica, co-produção com a ajuda de Fred St-Gelais (Marie-Mai, Marc Dupré, Usher e muitos outros...) e uma Equipe de Música para a produção e comercialização de seu primeiro álbum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário