segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Mad Jack Churchil: A insanidade celta na Segunda Guerra Mundial



Confesso que não sabia bem com qual texto começar minha contribuição a essa página, estou com diversas ideias na cabeça mas o primeiro, tem de ser especial! E foi o texto do Willians sobre seu xará, William ''Bill'' Millin que me veio à lembrança de um igualmente heroico e insano militar da segunda guerra mundial chamado Mad Jack. Famoso por, entre outros feitos, marchar em combate com uma espada Claymore, um Arco Longo, uma aljava de flechas e uma gaita de fole.

Sargento Coronel John Malcolm Thorpe Fleming Churchill (sem parentesco com o primeiro ministro inglês, Wiston Churchill), apelidado de Mad Jack. Nasceu em Surrey, condado da Inglaterra. Começou seu treinamento militar na Real Academia Militar de Sandhurst (mesma que seu xará primeiro ministro frequentou, aliás) serviu na Birmânia com o regimento de Manchester de 1926 a 1936 ocupando seu tempo ao aprender tocar gaita de fole e desbravar o subcontinente indiano com sua motocicleta.

Após 1936 entediado pelo período de paz ele se aposentou temporariamente do exército e seguiu carreira
Mad Jack no Campeonato
Internacional de Tiro com Arco
como editor de um jornal. Porém se distraiu em coisas simples como ser figurante em dois filmes tocando gaita de fole e atirando com arco, competindo no time da Inglaterra no Campeonato Internacional de Tiro com Arco (e ganhando a medalha de prata), pegando segundo lugar em um concurso de gaitas de fole e sendo o fodão como sempre.

Com o estouro da Segunda Guerra Mundial e a entrada da Inglaterra a favor dos aliados, Mad Jack volta à ativa pelo seu regimento e como não poderia ser diferente, trazendo sua claymore e seu arco longo consigo. Em batalha no território ocupado da França pela Alemanha, Churchill deu sinal de ataque ao acertar o sargento inimigo com um tiro de arco. Apenas imaginem...

Bom, agora vamos tentar com arco
A situação das tropas inglesas na França ocupada não era das melhores. O ataque Blitzreig empurrava as tropas de volta para o mar e tudo que os batalhões ingleses podiam fazer era atrasar os alemães o máximo possível. Porém Mad Jack organizou pequenos grupos em modo guerrilha

Uma vez perguntado sobre sua insistência de levar uma enorme espada para a batalha, Churchill apenas respondeu: "Senhor, em minha opinião, qualquer soldado que vai para a ação sem sua espada, está inapropriadamente vestido."
para ataques surpresas em depósitos e posições alemãs, às vezes atacando apenas com sua moto e arco e flecha e sendo o ser mais badass que qualquer pessoa poderia ser.

O exército inglês formaria então os chamados "Commandos", batalhões de elite para lutar em solo ocupado pelos nazistas. Obviamente a chance de chutar bundas alemãs com estilo era uma tentação irrecusável para nosso insano Mad Jack.
Mad Jack de espada empunhada
no canto direito e abaixo

Em sua primeira missão com a tropa para desarmar uma bateria antiaérea na ilha de Maaloy, Churchill desembarca tocando "The March of the Cameron Men" para animar seus homens. No calor da batalha ele correu com água até o joelho, bradando sua enorme espada e gritando "COMMAAAAANDOOOO" em plenos pulmões. Em duas horas de batalha é enviado o seguinte telegrama para o comando inglês: "Ilha de Malooy e suas baterias capturadas. Vítimas mínimas. Demolição em progresso.  Churchill."


Seus feitos ainda incluem invadir um depósito de armas fortemente guardado usando uma frota muito menor, ordenando para seus soldados invadir a cidade por todos os lados gritando "COOMAAANDOO" e render 42 soldados usando apenas sua espada. APENAS SUA ESPADA. Ao ser perguntado sobre o feito: "Eu sustento isso, assim que você ordene um alemão em voz alta e claro o que fazer, se você for mais velho que ele, ele ira chorar um "jawohl" (sim senhor) e aceitará entusiasticamente seja qual for a situação".

Infelizmente seu batalhão sofreu uma derrota na extinta Iugoslávia. Mad Jack após ter esvaziado sua pistola, observar seus soldados mortos ou feridos e ver que não havia muito que fazer, começa a tocar "Will Ye No Come Back Again?" em sua gaita até desmaiar por uma granada, capturado e enviado a um campo de concentração.


Em sua primeira tentativa de escapatória, Churchill consegue escapar pelo arame farpado no acesso do esgoto, mas logo é recapturado e enviado para outro campo na Áustria. Lá, aproveitando uma falha na energia, caminha em meio a escuridão e pelo desconhecido por oito dias até encontrar veículos americanos... NA ITÁLIA.
 
Após seu retorno a Inglaterra, Mad Jack tenta voltar a guerra, porém a luta contra a Alemanha já havia terminado. Ainda sim tentou se alistar com os americanos contra o Japão, porém ficou sabendo que os americanos acabaram de bombardear os japoneses com bombas atômicas. Churchill então disse: "Se não fosse pelos malditos Yankes, nos teríamos mantido a guerra por mais uns 10 anos."
Você disse celtas!?

Churchill continuou com atividades militares até 1959 como paraquedista (para terminar sua quota de fodicidade) e morreu em sua cidade natal em 1996. Bem, tudo que tenho a dizer sobre esses feitos é que, se for entrar em uma guerra mundial, certifique-se que os celtas malucos, com suas claymores e bagpipes, estejam do seu lado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário