sexta-feira, 13 de março de 2015

Porque comemorar o dia de São Patrício?

Eu serei irlandês em algumas cervejas

Me acompanhe na celebração do
dia de São Patrício esse ano ao
vomitar pizza e cerveja verde dentro
ou em volta de uma igreja

Todo ano é a mesma coisa, sempre que datas como o Dia de São Patrício ou o Hallowen se aproximam, um desejo ufanista e nacionalista desperta em algumas pessoas e elas começam a criticar essas festas como se fosse uma ofensa a nação ou a cultura nacional. Eu sinceramente acho essa uma atitude bem infantil. A própria ideia de traçar uma linha no que “é brasileiro” do que “não é” já é um problema por si só, negar a troca ou experiência com outras culturas além da nossa própria então, um grande erro. Mas bem vamos explicar porque comemorar festas internacionais não é só divertido, mas bem interessante.


St. Paddys em NY
Muitos já devem imaginar do que se trata a festa. São Patrício é tido como o primeiro missionário cristão na Irlanda, responsável por propagar a fé católica na ilha e ensinar o conceito de trindade cristã com um trevo (três coisas que fazem parte de um inteiro). O feriado é comemorado geralmente onde houve um grande fluxo de imigração irlandesa (principalmente durante a Grande Fome 1845 a 1849). St Paddys day não é só um feriado devotado a um santo, mas uma representação do que é a cultura irlandesa e uma celebração aos seus costumes.

Em países com extensa imigração irlandesa, a festa toma proporções enormes. Em Nova York, por
Festa de Achiropita
exemplo, é comum uma semana inteira de festas e desfiles. Apesar de existir uma migração mínima irlandesa para o Brasil, ela é de fato insignificante e é por esse motivo que algumas pessoas “se incomodam” com a comemoração. O que não acontece com outras festas por terem uma participação mais massiva no povo, como a Ocktober Fest e as festas de santas padroeiras católicas.

Ocktoberfest em Blumenau
A Ocktoberfest teve origem na festa de casamento de Ludwig I, Rei da Baviera. Hoje é uma festa mundial que reúne costumes e tradições alemãs, principalmente na culinária, como cerveja e carne de porco. As festas de santas italianas também são extremamente comuns aqui em São Paulo obviamente pelo número de bairros imigrantes italianos. As festas contam com culinária, costumes e vinho, muito vinho! As festas mais famosas são a da Achiropita no Bexiga, San Gennaro na Mooca e San Vito no Brás.

Festa de Bumba Meu Boi
“Mas e a cultura nacional?” Geralmente perguntam essas pessoas. Ora, a cultura brasileira é realmente rica e diversificada. Há diversos festivais e festas que certamente valem a pena conferir, e que decididamente não interferem em curtir ou não eventos de fora do país. Mas um detalhe bem interessante, muitos dos eventos tradicionais brasileiros são baseados em festas europeias.

Guerra da Laranja em Venice, Itália
O Carnaval tradicional, com blocos de ruas, fantasias e serpentina é uma adaptação do Carnival de Veneza que existia durante a idade média. Inclusive a “guerra” de frutas, um costume hoje perdido no carnaval brasileiro, veio diretamente de lá também. O desfile de escolas de samba como conhecemos hoje foi delimitado durante o governo ditatorial de Getúlio Vargas e se assemelha aos “parades” militares europeus.

É melhor você usar verde, ou irei
te beliscar!
Trocar culturas e experiências é uma excelente atividade e nos torna pessoas melhores, mais diversificadas e respeitosas com costumes alheios, então meu conselho para o dia 17 de março e o fim de semana que o antecede é... vá curtir! Coloque sua melhor roupa verde, coma algo tradicionalmente irlandês, aprecie bebidas irlandesas (stouts e red ales na minha companhia, por favor), coloque um bom folk ou até mesmo irish punk para tocar e quem não tiver de verde merece tomar beliscão SIM!

Todos são irlandeses em 17 de Março

Nenhum comentário:

Postar um comentário