quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Hamonizando uma Irish Red Ale com Tender ao molho laranja



Olá seguidores do maior blog de Irish Punk Brasil do hemisfério sul. Planejava postar essa receita no período do natal, mas me meti em diversas coisas e projetos e fui adiando essa postagem até o presente dia. Portanto, sem mais delongas, vamos a ela.

Irish red ale é uma cerveja um tanto complexa para se harmonizar. O sabor caramelo e denso do malte, o amargor médio, não é qualquer tipo de comida que fecha bem. Para ajudar ainda tinha produzido em casa uma Red Ale com baunilha e cravo, o que dificultava ainda mais uma harmonização que não agredisse esses ingredientes. Mas claro, a espera fez valer a pena.

Para comer:
Esperei com paciência o natal, para poder comprar um tender e fazer um molho agridoce e fazer essa bela experiência. Primeiro deixei assando junto com o chester da ceia em papel alumínio com um molho de pimenta batido no liquidificador que, quem me conhece, sabe qual é.

Em uma panela, estrai suco de três grandes laranjas, deixei esquentando por um tempo a fogo baixo e, com ele desligado, adicionei baunilha, mostarda e uma colher de açúcar mascavo. Quando o tender estava assado retirei o alumínio, adicionei os cravos e reguei com o molho até dourar por fora.

Para beber:
A Irish Red Ale eu fiz com uma dose pesada de malte e uma pequena adição de lúpulo quase a fez se aproximar de sua contra parte americana. Mas a longa maturação a temperaturas frias logo trouxe de novo balanço ao amargor. A baunilha foi adicionada diretamente no barril e o cravo no final da fervura do mosto.
 
O resultado é esse da foto, uma bela ceia de natal com cerveja e comida boa. O que me dizem? Ansiosos para o próximo natal?

Se você for fazer em casa, qualquer Irish Red Ale tradicional, como a da Kilkenny ou da Murphys é uma ótima pedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário