terça-feira, 8 de junho de 2010

Entrevista: Saint Andrew Society of São Paulo Pipes & Drums


Estamos num país tropical onde usar pouca roupa, jogar futebol e beber com os amigos constitui a nossa felicidade e é certo que o amor de uma mulher malvada aquece qualquer noite com maestria, mas necessitamos de mais, mais pessoas, mais informações, outras perspectivas, novos sons. É justamente por esse motivo que este humilde blog existe, procuramos reunir as pessoas que tem um gosto em comum, esperamos disseminar o que já temos, e agregar qualidade em nosso arcabouço.
Aprendemos com o novo, com o diferente, isso nos move, fez a humanidade caminhar até aqui. Outra cultura é como um livro novo, só que de forma mais dinâmica, porque de algum jeito também continuamos a escrever a história que ele traz, e dentro deste contexto temos a Saint Andrew Society of São Paulo Pipes & Drums, uma bela e simples iniciativa para os amantes da cultura escocesa.
Nós do Irish Punk Brasil ficamos felizes com esta entrevista que nosso bom amigo Alayr nos concedeu, agradecemos também a Elaine Riguengo, nosso primeiro contato dentro do grupo.

Irish Punk Brasil: A princípio gostaríamos de agradecer a oportunidade desta entrevista, e ficamos muito felizes em travar este contato. Mas antes que entremos especificamente no assunto central que é a Saint Andrew Society of São Paulo Pipes & Drums gostaria que você falasse um pouco sobre a história do instrumento, existem variações de gaitas-de-fole e qual a mais indicada para iniciantes?


Alayr: A gaita-de-fole como a conhecemos tem mais de 3 mil anos, e os primeiros registros que se tem vem do Egito, apesar de ser controverso este início. Tão controverso quanto sua difusão pela Europa. As principais vertentes dizem ter sido difundida pelo império romano, mas tem-se notícias de antigos comerciantes já usarem algo parecido como uma gaita-de-fole como material de venda.Esta difusão se fez principalmente na Alemanha, Espanha, Portugal, Grécia e no Reino Unido.Em cada um destes lugares, as gaitas foram adaptadas à necessidade e ao gosto de cada povo. A partir daí criou-se a gaita galega (Galícia), a Uillean-pipe ou gaita irlandesa, a gaita asturiana, a Great Highland Bagpipe na Escócia e tantas outras.
Para um iniciante, é interessante que ele se identifique com a cultura da origem do instrumento que quer tocar. A GHB (Great Highland Bagpipe) ou gaita-de-fole escocesa tornou-se a mais conhecida, mas não podemos dizer que é melhor ou pior que qualquer outra. Cada uma tem a sua dificuldade, a sua beleza e seus atalhos.

Irish Punk Brasil: Como foi o inicio da Saint Andrew Society of São Paulo Pipes & Drums?

Alayr: A banda foi fundada oficialmente em 01/03/2009, com ex-membros da finada banda Scottish Link Pipe Band. Começamos com gaiteiros e percussionistas experientes, e todos com um ideal de transparência, camaradagem e aprendizado constante. A banda conta com um campeão mundial como Pipe Major além de gaiteiros e percussionistas com experiência na América Latina e Escócia. Estamos associados a St. Andrew Society de São Paulo, que é uma comunidade de escoceses e descendentes que se prezam a manter viva a tradição e os costumes da terra mãe.

Irish Punk Brasil: Existe algum encontro nacional para reunir todas as bandas do gênero?

Alayr: Infelizmente não, como as diversas gaitas remetem principalmente a seus países de origem, acabou-se criando nichos regionais, o que dificulta a integração entre estes universos. Em novembro participaremos do 4º encontro Sul Americano de Bandas de gaitas-de-fole, que será realizado em Buenos Aires. Em abril de 2012, teremos o 5º encontro, que será realizado aqui em São Paulo, e será organizado pela SASPD.


Irish Punk Brasil: Vocês contam com quantos membros?

Alayr: Hoje a banda é composta por 6 gaiteiros, 8 percussionistas e um Drum Major, o escocês Colin Pritchard. Além disso, temos alguns alunos já bem adiantados. A saber, a percussão é formada por caixas, bumbo e tenores.

Irish Punk Brasil:
Vocês têm uma sede?

Alayr: Não, o que nós temos é um imenso apoio da Cultura Inglesa de São Paulo, que nos cede gentilmente seu espaço na unidade Saúde para ensaiarmos.

Irish Punk Brasil: Quais são as principais atividades da Saint Andrew Society of São Paulo Pipes & Drums, aonde são solicitados com freqüência?

Alayr: Anualmente temos 2 eventos da sociedade escocesa em São Paulo, que é o Burns Night, e o Caledonnian Ball.
O primeiro é um jantar em homenagem ao principal poeta escocês Robert Burns e acontece no final de janeiro ou início de fevereiro, e o segundo é um grande baile que toda a sociedade britânica se reúne para dançar e ouvir músicas tradicionais.Além disso, tocamos com alguma freqüência em parques, eventos das comunidades internacionais de São Paulo, Festa das Nações, eventos beneficentes, Whisky Festival e anualmente no dia 17 de março sempre tocamos no St. Patrick Day.
Também temos ensaios todos os domingos pela manhã na unidade da Cultura Inglesa da Saúde, e é aberta a quem quiser ir, é só nos avisar antecipadamente, por e-mail. E toda a 1ª segunda-feira de cada mês acontece uma prática de “Scottish Country Dance”, um tipo de dança escocesa que ensinamos e nos divertimos nos eventos escoceses. Esta prática de dança é aberta a todos e é gratuita, é só aparecer no Centro Brasileiro Britânico na 1ª segunda-feira do mês a partir das 20h30minhs.


Irish Punk Brasil: Como os interessados devem fazer para aprender a tocar gaita-de-fole?

Alayr: Tanto a gaita-de-fole quanto qualquer instrumento de percussão em uma Pipe Band não são fáceis de aprender, mas está longe de ser algo impossível. Nós ministramos aulas em grupos e dispomos de um vasto material para aprendizado do instrumento. Aconselhamos sempre começar com a ajuda de um professor para evitar vícios do instrumento.

Irish Punk Brasil: Quais são os planos futuros que vocês?

Alayr: Este ano temos um grande evento internacional que é o 4º encontro Sul Americano de Gaitas-de-fole, em Buenos Aires, será uma competição entre bandas do Brasil, Chile, Argentina e Uruguai. Os juízes serão escoceses e canadenses, será um grande desafio. E o objetivo maior é conseguirmos juntar dinheiro suficiente e uma preparação adequada para irmos à Escócia disputar mais um campeonato mundial.

Irish Punk Brasil: Obrigado por esta oportunidade e sorte!

Alayr: Nós que agradecemos o interesse, e estamos à disposição sempre que quiserem.

Para quem desejar entrar em contato o blog do Saint Andrew Society of São Paulo Pipes & Drums é sempre atualizado e será um link permanente aqui no Irish Punk Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário