terça-feira, 17 de maio de 2011

Rainha britânica faz visita inédita à Irlanda

"A República da Irlanda está montando o maior operativo de segurança de sua história para receber, nesta terça-feira, a rainha Elizabeth 2ª, na primeira visita de um chefe de Estado britânico desde que o país obteve sua independência da Grã-Bretanha, há 90 anos.''
Correspondentes da BBC em Dublin relatam que a viagem lançará luz sobre a história compartilhada - que inclui guerras de independência e disputas políticas - pelos dois países."

Mas a viagem terá, principalmente, um tom reconciliatório. No momento mais simbólico da visita, a rainha deverá homenagear os que morreram lutando contra a coroa inglesa pela independência irlandesa.

Antes de Elizabeth 2ª, a última viagem de um monarca britânico à Irlanda fora feita há um século, por George 5º, antes da partilha da ilha e da independência do sul, onde hoje fica a república irlandesa. A Irlanda do Norte permanece sendo parte da Grã-Bretanha.
A viagem da rainha ocorre num momento de novas ameaças por parte de republicanos irlandeses que se opõem ao acordo de paz na Irlanda do Norte. Nesta segunda-feira, Londres foi alvo de uma ameaça de bomba.

Irlanda desativa bomba caseira antes da visita da rainha Elizabeth II

Explosivo foi encontrado em ônibus no condado de Kildare. Artefato foi destruído com explosão controlada.
O Exército irlandês desativou nesta terça-feira (17) uma bomba de fabricação caseira nas redondezas de Dublin, horas antes de a rainha Elizabeth II iniciar uma histórica visita à Irlanda.
Segundo informou um porta-voz do Exército, a bomba estava no compartimento de bagagem de um ônibus na localidade de Maynooth, no condado de Kildare.
A bomba foi encontrada na noite de segunda-feira pela polícia e a equipe antibombas do Exército produziu uma explosão controlada.

Mulher passa diante de pichação contra a visita da rainha Elizabeth II à Irlanda, em Dublin; a sigla CIRA se refere a Continuity Irish Republican Army, um grupo dissidente republicano (Foto: Niall Carson / AP)
(...é meu camarada, os netos de Fionn não vão perder a oportunidade)

O incidente coincide com as fortes medidas de segurança adotadas no país pela visita da soberana britânica, a primeira de um monarca do Reino Unido desde a independência da Irlanda, em 1921.
Grupos dissidentes do inativo Exército Republicano Irlandês (IRA) se opõem à viagem.
A polícia britânica informou que dissidentes do IRA ameaçaram instalar uma bomba no centro de Londres.
Um porta-voz da Scotland Yard confirmou que a segurança foi reforçada substancialmente na capital britânica após uma ameaça “não específica” no domingo (15).
A presença policial aumentou visivelmente na cidade, e várias ruas em torno da avenida que liga o palácio de Buckingham à Praça Trafalgar foram fechadas ao trânsito.

(*) Com informações das agências de notícias Efe, France Presse e Reuters.

Fonte: G1


Segue o video de uma apresentação ao vivo dos chacais do The Real Mckenzies tocando a música ''Bitch Off The Money'' se não tinha alguma relação agora tem, eu mando essa música pra senhora rainha da inglaterra e toda a sua linhagem de bebedores de chá.





Saiba mais sobre o C.I.R.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário