O Senac em parceria com a Doemens Academy oferece o novo curso de Formação de Sommelier de Cervejas. O mentor do curso, Wolfgang Stempfl comenta a importância da certificação para o mercado de trabalho:
Começou com uma ideia... A cerveja é um produto multifacetado e pode ser apreciado por pessoas de todos os temperamentos e estilos de vida. Entretanto, a maioria dos consumidores não tem consciência disso. Por esse motivo, o que precisamos é de embaixadores que possam transmitir para os consumidores a sensação do prazer inerente ao ato de beber cerveja, da mesma forma que tem sido feito no setor vinícola. Essa ideia me ocorreu há algum tempo, mas ficou dormente até que um dia, um amigo apreciador de cerveja, Axel Kiesbye, sugeriu a mesma coisa quando estávamos saboreando uma boa cerveja. E assim, nasceu o programa de certificação de sommelier de cerveja.
Durante o desenvolvimento do currículo, o maior desafio foi estabelecer a duração do seminário. Deveria durar dois anos, dois meses, duas semanas ou dois dias?
Os tópicos relacionados à cerveja são tão multifacetados quanto a própria bebida:
• Por que a produção de cerveja é uma arte?
• Qual é a melhor maneira de servir cerveja de um barril em um copo sem prejudicar as qualidades fundamentais para a sua apreciação?
• Qual a diversidade das características sensoriais da cerveja?
• Que propriedades da cerveja têm valor nutritivo e contribuem para a boa saúde?
• Que cervejas são mais adequadas para acompanhar determinados alimentos?
• Que cerveja complementa melhor um determinado tipo de queijo? Cerveja combina com chocolate?
• Que criações culinárias poderão ser preparadas usando cerveja como ingrediente?
• Como despertar o entusiasmo dos convidados com uma culinária à base de cerveja?
• Como preparar drinks interessantes à base de cerveja?
• Por que a tradição de servir cerveja em copos adequados é tão importante?
• Como descrever as propriedades sensoriais da cerveja?
• Como tornar um menu de cervejas atraente?
• Qual é o significado da expressão “marketing de cerveja”?
• O que é necessário saber sobre consumidores de cerveja?
• E a lista continua...
Temos ministrado cursos de formação de sommeliers de cerveja nos últimos seis anos. Entretanto, no início, alguns produtores da Alemanha não entenderam bem em que consistia a formação de sommeliers de cerveja. Frequentemente recebíamos perguntas do tipo: Por que você tem de copiar tudo que o setor vinícola está fazendo? Apesar disso, desde o início, todos os seminários lotaram e a cada ano só conseguimos atender a demanda programando cursos suplementares. Recebemos também muitos pedidos do exterior para oferecer o seminário em italiano e em português. Gostaríamos de incentivar os mercados emergentes de cerveja desses países a utilizarem o potencial culinário da bebida. Durante esse período, todos aqueles que estão envolvidos no negócio de cerveja começaram a entender que ela tem um potencial muito amplo, que não pode ser meramente transferido para o consumidor sem nenhum comentário. Além disso, todo esse mosaico revelou um grande número de protagonistas: os produtores de cerveja que, sempre subestimam a si próprios e suas mercadorias; os restaurateurs, que acreditam ganhar pontos com os clientes somente se oferecerem vinho; os varejistas de bebida, que consideram a cerveja um produto de massa, que ocupa um grande espaço nas lojas. Contribuindo também para o sucesso do seminário está o entendimento (infelizmente, hoje em dia limitado exclusivamente à Áustria) de que o conhecimento da diversidade da cerveja deve ser incluído como parte da formação básica do pessoal dos setores de hotéis e restaurantes, o que significa que os instrutores serão profundos conhecedores do assunto.
O treinamento e a certificação para a formação de sommeliers de cerveja levam os participantes para uma jornada pelo mundo da cerveja, envolvendo ativamente todos os seus sentidos - uma aventura estimulante e agradável.
... e é por isso que o seminário tem sido tão popular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário