segunda-feira, 4 de junho de 2012

Curso: Formação de Sommelier de Cervejas


Formação de Sommelier de Cervejas:
O participante desenvolve competências para atuação como sommelier de cervejas, disseminando a cultura cervejeira em bares, restaurantes, hotéis, distribuidoras, produtoras e importadoras de cervejas em diversas áreas, como logística, comunicação, comercialização ou serviço de cervejas.

No curso, o participante desenvolve habilidades necessárias ao exercício da profissão de forma ética, sugerindo diferentes estilos de cerveja e suas possibilidades de harmonização para garantir experiências gastronômicas prazerosas.
(Carga horária: 100 horas)

Pré-Requisitos:
Idade a partir de 18 anos, com ensino fundamental.

Método:
Estão previstas situações de aprendizagem que coloquem o aluno em contato com o cotidiano profissional e que estimulem, ao mesmo tempo, sua capacidade de reflexão e seu senso crítico, tais como discussões e trabalhos em grupo, apresentações em plenária, simulações de situações de trabalhos, exposições dialogadas, degustações guiadas, visitas técnicas e atividades de pesquisa.

Programa:
• Cultura cervejeira: história, escolas cervejeiras, matérias-primas, processos de produção, estilos.
• Cerveja e gastronomia: aplicações na gastronomia.
• Perfil sensorial das cervejas: degustação, harmonização e usos na gastronomia e na coquetelaria.
• Aplicabilidade da análise sensorial na gestão e serviço do produto.
• Impulsionadores de venda: carta de cerveja, brigada e visibilidade do produto.
• O uso do vocabulário apropriado na descrição da cerveja.
• Ética na veiculação da informação.
• Higiene e segurança alimentar.
• Consumo consciente e responsável.
• Estudo sobre o mercado mundial de cervejas. Foco no Brasil.

Certificação:
O Senac e a Doemens Academy conferem o certificado de conclusão do curso. Vide modelo de certificado com as assinaturas digitais dos parceiros para emissão dos certificados.

O Senac fornece o material didático:
Apostila Sommelier de Cervejas, de autoria da Doemens Academy.

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