segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A Irmandade Republicana Irlandesa e a fuga no Catalpa




Alguns dos membros
fundadores
A nossa história hoje começa no meio do século XIX. Desde o ato de união de 1800 a Irlanda fazia parte do Reino Unido e diversos grupos lutavam por sua independência com geralmente uma tendência republicana e anti-monarquista. Talvez o grupo mais famoso fosse a Irmandade Republicana Irlandesa (Irish
Republican Brotherhood).
Irlandês mostrando
seu amor a Inglaterra

Também conhecido por IRB ou como Irmandade Feniana (Fenianos foi um grupo de guerreiros míticos da literatura irlando-escocesa da idade média). O grupo foi fundado por John O'Mahony, foragido nos Estados Unidos desde a jovem rebelião irlandesa de 1848 (ano onde diversas revoluções populares eclodiram na Europa, período conhecido como “primavera dos povos”). O’Mahony organizava grupos de imigrantes irlandeses em Boston e conduzia planos de uma revolta popular irlandesa republicana contra a monarquia britânica. O grupo tinha obviamente status de proibido pela coroa inglesa.

A polícia britânica mantinha o cerco apertado aos apoiadores do IRB na Irlanda e diversas prisões e confrontos com a polícia ocorreriam. Os prisioneiros eram levados para a Austrália que na época servia como colônia presidiária britânica.

Boyle O'Reilly
Um dos fenianos presos foi Boyle O'Reilly, preso em 1868, porém O’Reilly conseguiu escapar em 1869 em um navio baleeiro e se estabeleceu em Boston, trabalhando como editor do jornal “The Pilot”, um jornal clerical católico para irlando-descendentes nos EUA. Durante o ano de 1869 diversos outros fenianos receberam perdão da coroa com a condição de nunca mais voltar à Irlanda. Os Estados Unidos por ser um país democrata, falante de inglês e ex-colônia britânica geralmente era a escolha dos refugiados.

Porém um pequeno grupo de fenianos continuou preso na Austrália. A Irmandade Feninana começou a traçar um plano para resgata-los e foi o feito de O’Reilly que inspirou o grupo. O plano era comprar um navio baleeiro, o Catalpa, por 5 mil dólares. Navegar com carga legítima até os açores e então zarpar para o oeste australiano e recuperar os prisioneiros. Esperando com o Catalpa em aguas internacionais enquanto um pequeno barco resgataria os prisioneiros em terra.

Antes de o barco chegar, dois agentes fenianos foram disfarçados para a Austrália e organizaram um plano de fuga com os prisioneiros. Eles também pagaram cinco locais para cortar as linhas de telégrafo atrasando assim a resposta à fuga. Em 17 de abril os seis fenianos conseguiram fugir da prisão e correram 50km rumo a praia, onde um barco a remo os esperava. Um dos locais percebeu o que estava acontecendo e rapidamente alertou as autoridades. O pequeno navio sofreu com forte chuva e quase não conseguiu sobreviver à noite.

SS Georgette
Às 7 da manhã os prisioneiros avistaram o navio a vapor SS Georgette que estava sendo comandado pelo governador da colônia. Os prisioneiros deitaram no navio a remo e conseguiram passar despercebidos pelo SS Georgete, que depois de perseguir o Catalpa por horas, teve de voltar para terra para reabastecer.

Monumento "Gansos
Voadores"
Depois o barco ainda foi avistado por uma frota policial, que entrou em corrida até chegarem ao Catalpa, com o barco chegando primeiro e o barco policial sendo obrigado a voltar para praia. Depois o SS Georgette voltou fortemente armado e exigiu que o capitão do Catalpa entregasse os prisioneiros, dando um tiro de aviso com bala de canhão em direção ao navio.

O capitão então hasteou a bandeira americana e avisou que se outro disparo fosse feito, seria entendido como um ato de guerra. O Navio então continuou seu caminho a Boston onde os prisioneiros foram soltos.

O ato virou um símbolo da luta irlandesa por independência e fim da monarquia. Diversos livros foram lançados com dados detalhados sobre o feito, memoriais e até mesmo o Real Mckenzies fez uma música sobre o ocorrido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário