terça-feira, 3 de março de 2015

KILT não é saia!


Muito se tem falado e questionado o motivo de um “irlandês” usar o famoso Kilt. Mas poucas as pessoas realmente sabe a origem dele e até mesmo a pessoa que faz o uso tem sua dúvida em relação à origem e o motivo do mesmo existir. Na internet um dos materiais mais completo é o encontrado no documento "Kilts and Tartan made Easy", de Dr. Nicholas J. Fides (www.kilt.com/kiltsandtartan). 

Lá por exemplo mostra detalhes sobre a criação do entrelaçado de cores do tartan e sua identificação com os clãs de famílias. Sua origem remete ao povo gaélico no final do século 14 oriundos da Irlanda, mas existe relatos do seu uso bem antes de cristo por volta do ano 2.000 A.C. O povo escocês adotou a vestimenta na imigração de gaélicos para a região de highlights e a sua maior vantagem era a proteção contra a umidade e o frio que existe na região. 

A Palavra Kilt é de origem Dinamarquesa  e o tipo de xadrez do kilt (chamado de tartan) mudava de estampa de acordo com o clã daqueles que o usavam. A peça atual, em formato de saia, é criação escocesa e só passou a ser usada a partir do século 18. No século seguinte, foi adotada como símbolo de identidade nacional e hoje é vestida por cidadãos escoceses e de outros países, como Inglaterra, em ocasiões diversas, como festas formais, eventos da moda ou pela plateia de jogos esportivos.

O kilt foi proibido de ser usado durante 100 anos devido a batalha de Batalha de Culloden. O retorno do uso foi restabelecido com o apoio de um dos personagens mais importantes da literatura da Escócia: Sir Walter Scott. Em uma de suas obras, Waverly, Sir Walter Scott recriou o mundo romântico e heroico dos clãs e reacendeu a chama. Um dos pontos mais marcantes, e para muitos historiadores o mais importante e decisivo, foi quando Sir. Walter Scott trouxe o Rei Jorge IV para visitar Edimburgo. Na ocasião ele "plantou a semente" para a liberação do uso do kilt como traje nacional e o restabelecimento dos clãs.

Exemplo de Kilt feito com Tartan 
Qualquer um pode usar um kilt hoje em dia. Não é necessário ser escocês ou irlandês. Mas existem tradições e acredito que ela deve ser mantida para não ser banalizada, então é apropriado usar o kilt em ocasiões especiais.
O ator Vin Diesel usando
um modelo mais moderno do
Kilt 















Fontes:

Um comentário: