sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Friday 13th!

Hey mates!

Hoje é um dia "sombrio" pra muitos, indiferente pra outros, sortudo pra alguns. Mas o que tem por trás dessa sexta-feira, que causa tanto alvoroço por ser 13?


Existem milhares de histórias para esse dia e resolvi reunir 13 delas aqui para contar à vocês...

01 - O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado algo completo, como por exemplo: 12 meses, 12 apóstolos, 12 constelações do Zodíaco etc. Já o número 13 é considerado um número irregular, incompleto, sinalizando infortúnio.

02 - Dizem que Jesus cristo foi crucificado numa sexta. Outros dizem que foi numa sexta-feira 13.

03 - Não há nenhuma evidência de que o 13 tenha sido considerado um número de azar pelas culturas antigas. Pelo contrário, muitos povos o consideravam um número sagrado. Para os egípcios, a vida era composta por 12 diferentes estágios para que o ser humano alcance o 13º, que era a vida eterna. Dessa forma, o número 13 foi assimilado com a morte, mas não com uma conotação negativa, mas como uma gloriosa transformação.

04 - Alguns historiadores culpam a desconfiança dos cristãos com as sextas-feiras em oposição geral às religiões pagãs. A sexta-feira recebeu seu nome em inglês em homenagem a Frigga, a deusa nórdica do amor e do sexo. Essa forte figura feminina, de acordo com os historiadores, representava uma ameaça ao cristianismo, que era dominado por homens. Para combater sua influência, a igreja cristã a caracterizou como uma bruxa, difamando o dia que a homenageava. Essa caracterização também pode ter tido um papel no medo do número 13. Foi dito que Frigga se uniria a uma convenção de bruxas, normalmente um grupo de 12, totalizando 13. Uma tradição cristã semelhante considera o 13 amaldiçoado por significar a reunião de 12 bruxas e o diabo.

05 - O calendário antigo representava o calendário lunar, possuindo 13 meses de 28 dias. Mas este número foi completamente renegado pelos sacerdotes das primeiras religiões patriarcais por representar o feminino nas culturas pré-históricas, já que refletia o ciclo menstrual das mulheres. Foi, então, alterado pelo Papa Gregório XIII para 12 meses, evitando que se continuasse cultuando a mulher como sagrada.


06 - Outra explicação sobre essa data remonta à consolidação do poder monárquico na França, especificamente quando o rei Felipe IV sentia-se ameaçado pelo poder e influência exercidos pela Igreja dentro de seu país. Para contornar a situação, tentou se filiar à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, que, por sua vez, recusou a entrada do monarca na corporação. Enfurecido, segundo relatos, teria ordenado a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.

07 - Para os romanos o número 13 significava morte, destruição e azar. Para a mitologia nórdica, em um banquete com 12 convidados, o deus Loki surgiu sem ser convidado e acabou causando a morte de Balder, e o número ganhou sua má-fama.

08 - A sexta-feira é considerada maldita desde o século 14 com a obra Os Contos de Canterbury. Já a sexta-feira negra foi como o crash da bolsa de New York em 1929 ficou conhecido.

09 - Algumas pessoas se recusam de sair de casa ou até mesmo da cama! Essa atitude na verdade é diagnosticada como fobia de sexta-feiras 13, chamada "Paraskevidekatriafobia". (Duvido vocês falarem isso rápido!)

10 -  Se você tropeçar e cair num buraco de cemitério, você provavelmente vai morrer até o final do ano. 

11 - Nunca pergunte a uma pessoa que está indo pescar onde ele está indo (má sorte pra você, mas muito mais pra ele).

12 - Se você se levantar e sua cadeira cair... Ih meu filho, desgraça na certa!

13 - Se você molhar sua blusa enquanto lava a louça você vai casar com um(a) bêbado(a). (E se você for o bêbado, melhor, bêbados compartilhados!)


Existem muitas outras, mas aí seria uma lista sem fim!

Anyway, esperam que tenham gostado dessas histórias e superstições and do not forget: Independente de ser 13 ou não, é sexta! Curtam, bebam e deixem os gatos pretos em paz! ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário