domingo, 8 de março de 2015

Alewifes: A Mulher na cervejaria artesanal

Pintura medieval mostrando mulheres provando cerveja

Passamos nos últimos anos por uma revolução na produção de cervejas graças aos pequenos produtores conhecidos como "homebrewers" ou cervejeiros artesanais. Ao desconcentrar o poder das mãos das grandes indústrias e crescerem em médias, pequenas, micro e até empresas caseiras, as receitas de cervejas ganharam uma complexidade única, novos ingredientes e meios de fazer e apreciar cerveja.

Porém o ato de fazer cerveja ainda é visto como "esporte para meninos" e ainda que exista uma participação feminina nessa revolução, ela não tem muito destaque. Porém saibam que esse ofício já foi largamente usado por mulheres, talvez até em suas origens, e que só teve essa substituição com o nascimento de grandes empresas cervejeiras nos séculos XVIII e XIX.

O registro mais antigo da produção de cerveja se encontra na mesopotâmia e nesses registros mostra que quem produzia a cerveja eram as mulheres, e que a cerveja servia como fonte de nutrientes importante na população. O termo Alewife (ou Brewster), porém, data da Inglaterra Medieval.
Devido à má qualidade da água na Inglaterra Medieval e do desconhecimento dos ingleses sobre microrganismos, a água era basicamente intragável e a cerveja, que é fervida em sua receita, era um
a ótima alternativa a uma bebida mais saudável.

Festival direcionado a
mulheres cervejeiras
Como a cerveja no período não era lupulada, a bebida estragava rapidamente e devia ser tomada fresca, impossibilitando o comércio em grande escala ou através de regiões, privilegiando pequenos produtores de cerveja, nesse caso, mulheres.

Pela característica de poder ser feito em casa com os mesmos utensílios usados para cozinhar alimentos, não era incomum que mulheres optassem por produzir cerveja em média escala para um ganho extra. Muitas até abriam "Ale Houses" onde produziam, vendiam e serviam a bebida, parecido com os atuais "brewpubs".

Lúpulos além do amargor e aroma
também preservam o frescor da cerveja
Porém com a chegada da Peste Negra no século XIV, o comércio de cerveja e basicamente todo o comércio da idade média foi prejudicado. Com a chegada na Inglaterra do método de lupulagem na cerveja vindo da Bélgica no século XV, as cervejas começavam a ser produzidas em maiores escalas, já que o lúpulo fazia com que se mantivessem frescas por mais tempo.

Com a chegada da revolução industrial, da melhoria técnica em laboratórios e tratamento de microrganismos e as expedições inglesas ao redor do mundo os séculos XVIII e XIX, a produção foi cada vez mais centrada em grandes indústrias gerida por grandes empresários. Nos tempos atuais, com o fortalecimento da indústria caseira na produção de cerveja, será que voltaremos a ver as mulheres mais ativas na criação e comércio de cerveja, resgatando os costumes tradicionais das Alewifes?

Loja moderna de cerveja

Nenhum comentário:

Postar um comentário