terça-feira, 25 de agosto de 2015

Harmonização de Cervejas com sobremesas

Com a popularização de cervejas artesanais no Brasil, muitos acabam descobrindo que certos estilos de cerveja combinam melhor com certo tipo de comida. O costume que antes era basicamente combinar uma porção de fritas com uma american light lager qualquer, abre possibilidades para IPAs, Weiss e stouts... E mesmo que muitos ainda se complicam em escolher o prato principal ou porção com a cerveja artesanal, pior ainda é a escolha de sobremesas com cerveja.
Sim, é possível combinar diversos estilos de cerveja artesanal com pratos doces. Em alguns casos eu diria inclusive que são até a principal escolha! Tudo é questão de atenção nos ingredientes e quais sabores deseja ressaltar. Me acompanhe nesse pequeno tutorial básico e, quem sabe, brotar algumas novas ideias de harmonização para usar com amigos ou até mesmo para impressionar sua companhia para a noite.


De olho nas especiarias!


Uma ótima dica para saber com o que harmonizar pode estar justamente na receita da cerveja em si. Cervejas Weiss e Golden Ales que tem canela em sua receita harmonizam muito bem com receitas que levam canela. Cervejas com café e chocolate combinam com sobremesas que levam esses mesmos ingredientes. Então atenção na composição da cerveja acima de tudo!


Dry Stouts, Imperial Russian Stouts, Porters


Cervejas com marcas presentes de torrado e toffe harmonizam perfeitamente com sobremesas secas a base de chocolate como cookies, chocolate em barra meio amargo e brownies. Os sabores se equivalem e trazem uma boa sensação no paladar. Eu mesmo não sou muito fã de chocolate e muito menos de dry stouts, incluindo a Guinness (sim, sim... eu sei que vocês me odeiam), mas quando comi os dois juntos, não teve como negar a felicidade gustativa que senti. A harmonização fica ainda melhor se as cervejas tiverem café ou chocolate na fórmula.

Brown Ales, Sweet Stouts e  Oatmeal Stouts

Essas com um sabor mais doce e um gosto mais caramelizado do que as do grupo em cima combinam bastante com sobremesas a base de caramelo e chocolate no geral. Pudins, petit gateau, pasta de avelã com chocolate, bolos de chocolate com cobertura. Com o sabor menos torrado e seco desses estilos de cerveja, sobremesas mais suaves equivalem em sabor com a cerveja, sem anular o gosto de nenhum dos dois.

 

Hefeweiss, Weizendunkel, Weizenbock, Strong Golden Ales


Hefeweiss são cervejas de trigo que não passam pela filtração, ou seja, tem cor mais turva e corpo maior. Weizendunkel e weizenbock contem alguns grãos com torra média, dando um sabor diferencial e cor laranjada e as vezes cobre nas cervejas. Doces de médio corpo, como pudins de leite com canela e bananas flambada ou torta de banana são boas pedidas. 


Weiss, Golden Ales, Trippel, Witbier


Nesse estilo, leveza prevalece. Por contarem com cervejas de corpo baixo e coloração clara, recomendo doces leves, receitas com mel e banana são bem vindas, cereais como aveia e caldas leves também, desde que não muito doces e pesadas. Como as cervejas nesse caso são mais leves, pode rolar de a sobremesa se sobrepor demais ao sabor da cerveja, anulando a experiência.


IPAs, Pales Ales e Red Ales


Agora chega a parte mais complicada, em especial com as IPAs. Pois dependem dos lúpulos usados na cerveja. Algumas delas têm sabores frutados mais pronunciantes como manga e pêssego e, portanto, pedem doces baseados nessas frutas. Outras IPAs ressaltam sabores mais cítricos de maracujá e laranja, pedindo mousses e doces cítricos. Porém se a IPA que estiver tomando ter um amargor mais floral ou picante, não é recomendado arriscar em doces para harmonizar. Pale Ales seguem a mesma especificidade mas com atenção redobrada na leveza do prato, assim como as Golden ales. Reds por terem também uma torra média, pedem doces que valorizam o sabor de caramelo e pratos mais pesados.

Já haviam experimentado alguma dessas combinações? Gostaram? Não deixem de comentar qual foram suas experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário