quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

10 coisas que você provavelmente não sabia sobre a Irlanda

Nós, apaixonados pela Ilha Esmeralda, gostamos de saber tudinho sobre ela, mas sempre tem coisas novas para se descobrir!

Então aqui vai 10 coisas que você provavelmente não sabia sobre a Irlanda, e também sobre os irlandeses.


01 - O Estado Irlandês te paga para ter filhos.


Sim, você leu isso certo. Eles PAGAM para você ter filhos. Por volta de $150 por mês até eles completarem 18 anos.


02 - Artistas e escritores são isentos de imposto de renda.

Renda ganha por escritores, compositores, artistas visuais e escultores são isentos de impostos sobre suas vendas em algumas circustâncias.


03 - O transporte público é de graça para pessoas acima de 66 anos.


Qualquer pessoa que tenha mais de 66 anos e vive permanentemente na Irlanda tem direito à passagem livre. Algumas pessoas abaixo dos 66 também poder ser qualificadas.


04 - É muito mais "seco" na parte leste do País.


Boa parte do leste da Irlanda cai entre 76,2 e 101,6 cm de chuva enquanto na parte oeste geralmente cai por volta de 127 cm. Nos distritos mais montanhosos, chuva passa dos 177,8 cm.


05 - Desde novembro de 2014 é possível ir de Belfast a Cork sem parar em um único semáforo desde a abertura do viaduto Newlands Cross no Sul de Dublin.



06 - A palavra "boycott" (boicote) é original da Irlanda, após a cidade de Ballinrobe, Co. Mayo começou uma campanha de isolamento contra Charles Cunningham Boycott, um agente de terra viciado que trabalhou para o 3º Senhor Erne.


07 - A Irlanda originalmente era conhecida como Hibernia, depois Eire e aí Irlanda.


 A raíz do nome Éire é incerta, mas se pensa ser um nome de antiguidade considerável. Ele aparece pela primeira vez como "Ierne" em escritos Gregos que podem ter uma base data tão cedo quanto o século 5aC. O nome aparece como "Iouvernia" no mapa de Ptolomeu e também foi encontrado traduzido para o latim como "Hibernia". A forma latina, Hibernia, aparece na obras de César.


08 - O símbolo nacional da Irlanda não é um trevo mas um harpa, fazendo a Irlanda o único país que tem um instrumento musical como símbolo.


09 - A Irlanda teve Dublin num fuso horário 25 minutos pra trás de Greenwich até outubro de 1916. Então, para sincronizar, os relógios britânicos voltaram uma hora enquanto os irlandeses, 35 minutos.



10 - A estátua do Oscar entregue na Academy Awards foi projetada por Cedric Gibbons, que nasceu em Dublin em 1893.


Gibbons mesmo ganhou 11 Oscars depois de se mudar para Hollywood e se tornar diretor de arte e designer de sets para a MGM.




E ai? Você sabia disso?




Fonte: IrishCentral

Nenhum comentário:

Postar um comentário