quinta-feira, 5 de março de 2015

05/03/15: Um dia triste para a música e para a Irlanda

É com grande pesar que faço este post...

Jim McCann, hoje aos 70 anos, faleceu após uma batalha com um câncer na garganta. Por conta disso e por conta de toda a história e influência que ele teve em muita gente, hoje irei fazer um breve resumo sobre sua vida.

James McCann, conhecido como Jim, nasceu em Dublin em 26 de outubro de 1944.
Antes de toda a vida com The Dubliners, ele chegou a ingressar na Universidade de Dublin (University College Dublin) em medicina. Mas no verão de 1964, em Birmingham, foi quando começou a se interessar pela música folk.


Em 1965 ele entrou pra um grupo chamado Ludlow Trio, e no ano seguinte o grupo teve um hit com sua gravação de Dominic Behan's "The Sea Around Us", ao que chegou ao número #1 das paradas irlandesas.
Em 1967, Ludlow Trio se desfez e Jim começou a carreira solo, lançando "McCann" e fazendo várias apresentações em vários programas sobre folk.
Entre outras coisas, ele passou os anos seguintes envolvido em produções teatrais e fez um tour pela Irlanda e Grã-Bretanha.
Em 1972 ele lançou seu segundo álbum: McCanned, e fez um especial televisivo chamado "Reflections of Jim McCann" e apresentador da série "The McCann Man".


E foi no The McCann Man que ele conheçou Luke Kelly, do Dubliners. Durante sua aparição, Luke fez sua única performance televisiva da música de Phil Coulter "Scorn Not His Simplicity". Em 1973, Jim subseqüentemente, ao lado de Luke, performou no elenco original de "Jesus Christ Superstar", interpretando o apóstulo Pedro.

Luke Kelly e Jim McCann
Em abril de 1974 Luke convidou Jim para se juntar, temporariamente, ao The Dubliners, para substituir Ciaran Bourke durante uma doença. Aceitando a proposta, não demorou muito para que Jim ficasse permanentemente no grupo, quando Ronnie Drew saiu para seguir carreira solo.
Jim manteve-se no The Dubliners até o final de 1979. Durante esse tempo no grupo, fizeram diversos tours e gravou diversos álbuns com o grupo.


Nos anos seguintes ele continuou com sua carreira solo, fazendo tours, gravando músicas e aparecendo em shows de televisão, fazendo sucesso com albúns como From Tara to Here e singles como "Grace".
Jim acabou retornando ao grupo em 2002, no tour de 40 anos do grupo e depois em Vicar Street, em 2012, para o aniversário de 50.

Em 2002 Jim foi diagnosticado com câncer na garganta. Mesmo com o tratamento sendo bem sucedido, sua voz foi bem abalada, impedindo-o de cantar. No tour do Dubliner em 2012, o qual Jim participou, o mesmo performou como guitarrista.

E hoje, aos 70 anos, nós nos despedimos do querido James "Jim" McCann.


Rest in peace Jim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário