quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O que você sabe sobre as ales escocesas?




Abafada pelas escolas irlandesa e inglesa de cerveja e famosa mais pela produção de whisky, a Escócia tem também uma ótima tradição de cerveja. Os estilos escoceses trazem algumas similaridades a alguns estilos da escola inglesa, mas calma, não precisa tirar sua bandeira da IRA da gaveta, colocar sua versão de “Caledonia” para tocar e praguejar contra os Tories. Os estilos escoceses tem uma singularidade própria, contando até com uma seção própria no guia de 2015 da associação internacional de cervejeiros chamada  BJCP que pode ser acessado aqui.

Tá... tocar Caledonia tá permitido!

Em geral, o estilo que pode ser chamado de Scotch/Scotish Ale abrange três classificações que ficam entre o Light, Heavy e Export. Diferenciando entre si por um aumento continuo e crescente em corpo, cor, amargor e álcool. Quase uma adaptação das pale e red ales inglesas, o estilo favorece cores que variam de âmbar e cobre a cores avermelhadas. No sabor e são encontrados toques leves e caramelizados (que lembram o doce butterscotch) em todas as suas formas.
Doce que se assemelha
a bala de caramelo

Nas graduações heavy e export, destaca-se também sabores de biscoito e tostado de pão, um pequeno toque defumado pode ser sentido mas não deve se destacar, apenas se ajustar ao sabor final. Aroma e amargor de lúpulo frutados também devem ser balanceados e não podem roubar a cena como no caso das bitters inglesas. A graduação alcoólica é em média: Light 3%, heavy 3.5% e export 4-6%.

Há também a variação do estilo que se aproxima bastante do estilo Old Ale inglês e se chama “Wee Heavy” que dá um maior valor ao sabor de malte no estilo e permite uma graduação alcoólica bem acentuada, com alguns exemplos chegando a 12% de graduação de álcool. Esse estilo pede um maior tempo de maturação para que os aromas e gosto de álcool fiquem bem balanceados.

Devido a grande produção de whisky na Escócia, é comum exemplares do estilo serem maturados em barris de carvalho, as vezes recém usados para maturar whisky. O sabor madeirado do carvalho recém embebido em whisky proporciona um toque diferenciado na cerveja e apesar de não ser obrigatoriedade no estilo, é altamente recomendável.

Seria desonesto falar de cerveja na Escócia e não citar uma das melhores cervejarias do mundo. A Brewdog faz parte dessa nova revolução em produção de cervejas artesanais e apesar de estar mais ligada culturalmente a escola americana, a marca produz também belos exemplos de estilos escoceses como a Wee Heavy Dogma e a San Diego Scotch Ale que foi maturada em um ano em barril de carvalho com passas embebidas ao rum. Ambos exemplares mantém a ideia da fábrica de revolucionar os estilos tradicionais e oferecem uma versão mais extrema dos estilos que são baseadas.

Já provou alguma cerveja desses estilos? Gostou? Deixe seu comentário a baixo e nos diga sua experiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário